A higienização regular de reservatórios é um procedimento essencial para manter a qualidade da água da torneira em níveis que garantam a adequada proteção da saúde humana.
Contudo, não existem na regulamentação portuguesa diretrizes que obriguem as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água a implementar os procedimentos que minimizem as possibilidades de o estado de conservação dos reservatórios influenciar negativamente a qualidade da água.
Por esta razão, a ERSAR entendeu pertinente elaborar uma recomendação técnica que contivesse as melhores práticas nos processos de inspeção, higienização e desinfeção de reservatórios e, deste modo, influenciar positivamente as entidades gestoras para a elaboração e implementação de programas regulares de conservação dos reservatórios na vertente qualidade da água para consumo humano.
Terminado o período de consulta pública, a ERSAR elaborou e emitiu uma recomendação que contém as melhores práticas nos processos de inspeção, higienização e desinfeção de reservatórios. A recomendação dirige-se a todos os responsáveis pela gestão de redes públicas, ou de redes prediais, de abastecimento de água para consumo humano. Pode ser consultada aqui.