Doutorada em Direito Público (Direito Administrativo) pela Universidade Nova de Lisboa, Pós-Graduada em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Universidade de Coimbra (CEDOUA) e Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa.
Experiência profissional mais relevante:
Especialista em Direito Público e Regulação, é Presidente (CEO) do Conselho de Administração da ERSAR (desde julho de 2022), Presidente da WAREG (European Water Regulators) (desde janeiro 2025) e membro do Bureau do NER (Network of Economic Regulators / OCDE).
Professora da Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Direito). As suas áreas de docência e de investigação incluem o Direito Administrativo, Direito Processual Administrativo, Regulação, Direito dos Contratos Públicos, arbitragem de Direito Público e Direito do Urbanismo. É oradora frequente em conferências nacionais e internacionais da sua área de especialidade e tem inúmeras publicações nacionais e internacionais.
Foi advogada da Linklaters LLP entre 2002 e 2006 e entre 2010 e 2020 (Counsel, responsável pela equipa de Direito Público e Regulatório) tendo centrado a sua prática na assessoria em questões de direito público e regulatório referentes à implementação, execução e financiamento de projetos e na aquisição de empresas em setores regulados; trabalhou no escritório de Paris da Linklaters LLP em 2004. Foi assessora do gabinete de juízes do Tribunal Constitucional e árbitra, tendo sido designada árbitra para conflitos de consumo relacionados com serviços públicos essenciais e para conflitos relacionados com a execução de contratos administrativos.
Tem diversas publicações, incluindo um manual de Introdução ao Direito Administrativo (em coautoria) e a tese de doutoramento – “A obrigação de indemnizar das entidades adjudicantes. Fundamentos e Pressupostos”, Almedina, 2012.