A ERSAR promove, anualmente, a cerimónia solene de atribuição de “
Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, contando para o efeito com a colaboração de um Júri representativo do setor. Estas distinções, em diferentes categorias, têm por base um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores e consistem na atribuição de Selos de Qualidade, às entidades gestoras que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento da iniciativa, e, na atribuição de Prémios de Excelência, às entidades gestoras com melhor desempenho.
O processo de apuramento das entidades distinguidas na categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” está intimamente relacionado com o trabalho realizado no relatório anual do controlo da qualidade da água, recentemente publicado, que constitui o
Volume 2 do RASARP 2023. Este relatório, sintetiza a informação mais relevante referente à qualidade da água para consumo humano, tendo por base os controlos analíticos realizados e referenciada a 31 de dezembro de 2022. De salientar que os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano demonstram, mais uma vez, que a água da torneira fornecida pelos sistemas de abastecimento público em Portugal continental é segura, com um resultado para o indicador “água segura” de 99 %.
Para a atribuição de cada Selo desta categoria, tal como definido no regulamento da iniciativa, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes do ciclo de regulação do controlo de qualidade da água. Seguiu-se uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço. O júri, assessorado por uma Comissão Técnica interna da ERSAR, para recolha, processamento e fornecimento de informação e prestação dos esclarecimentos necessários, procedeu à seleção das entidades distinguidas que agora são reveladas.
Das 227 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa (aos utilizadores finais), 89 foram distinguidas na categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”.
Relativamente às restantes categorias de Selos de Qualidade, nas vertentes de água e de resíduos, bem como as categorias de Prémios de Excelência, prevê-se que a divulgação seja efetuada no primeiro trimestre de 2024, no âmbito das
Conferências de Março da ERSAR.
As entidades distinguidas na categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”, Edição 2023, são as seguintes:
- AGERE
- Águas da Azambuja
- Águas da Covilhã
- Águas da Figueira
- Águas da Teja
- Águas de Barcelos
- Águas de Cascais
- Águas de Coimbra
- Águas de Fafe
- Águas de Gaia
- Águas de Gondomar*
- Águas de Ourém
- Águas de Paços de Ferreira
- Águas de S. João
- Águas de Santarém
- Águas de Santo André
- Águas de Valongo
- Águas de Vila Real de Santo António
- Águas do Lena
- Águas do Planalto
- Águas e Energia do Porto
- Aquamaior
- Aquanena
- CARTÁGUA
- CM de Alandroal
- CM de Alcochete
- CM de Aljezur
- CM de Almeida*
- CM de Alvito
- CM de Armamar*
- CM de Barreiro
- CM de Bombarral
- CM de Cadaval
- CM de Entroncamento
- CM de Espinho
- CM de Évora
- CM de Felgueiras
- CM de Figueira de Castelo Rodrigo*
- CM de Golegã
- CM de Lagos
- CM de Lousada
- CM de Mealhada
- CM de Mêda*
- CM de Miranda do Corvo
- CM de Miranda do Douro*
| - CM de Moita
- CM de Montalegre
- CM de Mora
- CM de Mourão
- CM de Nelas
- CM de Óbidos
- CM de Penalva do Castelo
- CM de Penamacor
- CM de Póvoa de Lanhoso
- CM de Póvoa de Varzim
- CM de Rio Maior
- CM de São Brás de Alportel
- CM de São João da Pesqueira*
- CM de Seixal
- CM de Sesimbra
- CM de Sobral de Monte Agraço
- CM de Tábua
- CM de Vale de Cambra
- CM de Vendas Novas
- CM de Viana do Alentejo
- CM de Vila Nova de Famalicão
- CM de Vila Nova de Foz Coa*
- CM de Vila Velha de Ródão
- EMAR de Portimão
- EMAS de Beja
- Esposende Ambiente
- FAGAR - Faro
- Indaqua Feira
- Indaqua Matosinhos
- Indaqua Oliveira de Azeméis
- Indaqua Vila do Conde
- INFRALOBO
- Penafiel Verde
- SIMAR de Loures e Odivelas
- SM de Abrantes
- SMAS de Caldas da Rainha
- SMAS de Leiria
- SMAS de Mafra
- SMAS de Montijo
- SMAS de Vila Franca de Xira
- SMAT de Portalegre
- SMEAS de Maia
- Taviraverde
- VIMÁGUA
|
(*) A atribuição do selo de qualidade da água para consumo humano de 2023 encontra-se suspensa para as entidades assinaladas.
A ERSAR dá os parabéns a todas as entidades distinguidas e agradece todo o trabalho realizado em benefício dos consumidores e em prol do setor.