A NER, rede de colaboração internacional entre reguladores económicos, parte integrante da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, tem como missão contribuir para a melhoria da regulação através de um fórum exclusivo para reguladores económicos, dos setores de serviços públicos essenciais como energia, comunicações, transporte e água. Esta rede de partilha de conhecimento e sinergias conta com cerca de oitenta membros e o seu trabalho tem se focado nas temáticas do desempenho dos reguladores, independência dos reguladores, indicadores de governança, tendências e incentivos comportamentais e desafios e inovação.
O Bureau da NER é um núcleo que conta com um número restrito de representantes dos membros e é o órgão executivo responsável pela definição estratégica e orientação das prioridades dos trabalhos a desenvolver pela restante equipa, composta pelo Secretariado da OCDE.
Tendo pertencido ao Bureau da NER desde a sua génese, é com satisfação que a ERSAR volta a integrar este importante órgão, após uma candidatura bem-sucedida da atual presidente do conselho de administração, Profª Doutora Vera Eiró.
Desta forma, a ERSAR, única entidade portuguesa representada neste Bureau, voltará a ter um papel mais ativo na rede de reguladores económicos e na definição das respetivas prioridades de intervenção, permitindo-lhe, simultaneamente, aprofundar conhecimento sobre práticas regulatórias adotadas noutros setores e países. Por outro lado, a presença da ERSAR possibilitará ao órgão adquirir novos conhecimentos sobre regulação na área do ambiente, nomeadamente no setor dos resíduos e na economia circular, área na qual a rede NER pretende futuramente aprofundar as suas competências.
Consulte aqui a lista de membros da NER.