Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para fornecer a melhor experiência no nosso website. Política de Privacidade

ERSAR publica Guia Técnico nº 23 - Custos de Construção de Infraestruturas Associadas ao Ciclo Urbano da Água

2019.01.29

A ERSAR publicou o Guia Técnico nº 23 intitulado "Custos de construção de infraestruturas associadas ao ciclo urbano da água", com o qual disponibiliza uma aplicação informática que permite estimar o custo de construção das infraestruturas dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais urbanas e de águas pluviais.

Pretende-se que o Guia Técnico nº 23 constitua um documento de apoio à estimativa de custos de construção e de investimento de infraestruturas do ciclo urbano da água (incluindo os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e de águas pluviais) na fase de planeamento de sistemas.

Nesse sentido, reúne funções de custo de construção de vários tipos de infraestruturas do ciclo urbano da água, tendo-se procurado que fossem representativas do panorama nacional.

O Guia Técnico deverá ser utilizado em complementaridade com a aplicação informática que lhe está associada, disponível em custos.ersar.pt.

Sendo este documento um instrumento de apoio à decisão, é expetativa da ERSAR que o presente Guia Técnico contribua para apoiar o setor no planeamento de sistemas e que contribua para a maior eficiência das entidades gestoras e dos parceiros do setor.

Encontre o Guia Técnico nº 23 em Publicações > Publicações técnicas > Guias.

 

 

Consulta pública do projeto de Regulamento Tarifário dos Serviços de Águashttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Consulta-publica-do-projeto-de-Regulamento-Tarifario-dos-Servicos-de-Aguas.aspxConsulta pública do projeto de Regulamento Tarifário dos Serviços de ÁguasEncontra-se em consulta pública o projeto de Regulamento Tarifário dos Serviços de Águas, em conformidade com o previsto no artigo 12.º dos Estatutos da ERSAR, aprovados pela Lei n.º 10/2014, e com o disposto no artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo.2025-12-19T00:00:00Z
ERSAR distingue 72 entidades gestoras com o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”https://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/ERSAR-distingue-72-entidades-gestoras-com-o-selo-de-qualidade-exemplar-da-agua-para-consumo-humano.aspxERSAR distingue 72 entidades gestoras com o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” a 72 as entidades gestoras do setor da água, as quais abrangem 50,9% da população.2025-11-06T00:00:00Z
Publicação do Regulamento do sistema nacional de aprovação dos produtos em contacto com a água destinada ao consumo humanohttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Publicação-do-Regulamento-do-sistema-nacional-de-aprovação-dos-produtos-em-contacto-com-a-água-destinada-ao-consumo-humano.aspxPublicação do Regulamento do sistema nacional de aprovação dos produtos em contacto com a água destinada ao consumo humanoEste regulamento visa a implementação de um sistema de certificação acreditado para os produtos em contacto com a água destinada ao consumo humano. 2025-08-07T23:00:00Z
ERSAR divulga resultados do Inquérito de Diagnóstico de 2025 sobre a recolha seletiva de biorresíduos alimentareshttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/ERSAR-divulga-resultados-inquerito-de-diagnostico-biorresiduos-2025.aspxERSAR divulga resultados do Inquérito de Diagnóstico de 2025 sobre a recolha seletiva de biorresíduos alimentaresSão já conhecidos os dados relativos à "Recolha seletiva de biorresíduos alimentares - Relatório sobre os resultados do Inquérito de Diagnóstico de 2025", em Portugal continental.2025-12-18T00:00:00Z