A regulação da qualidade do serviço constitui uma peça fundamental do modelo de regulação implementado pela ERSAR e visa a avaliação quantitativa da prestação dos serviços de águas e resíduos.
O sistema de indicadores tem evoluído ao longo do tempo, estando agora em aplicação a 3.ª geração do sistema de avaliação.
Na sequência da publicação dos novos planos estratégicos aprovados para o setor da água (PENSAAR 2020) e para o setor dos resíduos (PERSU 2020), a ERSAR procedeu a uma reflexão profunda para a revisão do sistema de avaliação da qualidade do serviço, de forma a adequá-lo aos planos referidos.
Neste contexto, surge a atual 3.ª geração do sistema de avaliação da qualidade do serviço que apresenta um conjunto de indicadores adaptado ao programa Horizonte 2020 e inclui ainda um conjunto de alterações, quer ao nível da estrutura de alguns indicadores, quer ao nível do ajustamento dos valores de referência utilizados para a avaliação dos indicadores, que decorre de correções identificadas ao longo de cinco anos de aplicação do atual sistema (2.ª geração).
Consulte a versão provisória do Guia Técnico 22 na seguinte ligação: Guia Técnico 22.