São sete as entidades gestoras de resíduos urbanos que irão receber o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), em cerimónia a realizar no âmbito do 14º Fórum Resíduos, que decorrerá entre os próximos dias 27 e 28 de outubro.
Esta iniciativa, de cariz anual, visa promover uma cultura de excelência nos setores regulados através da identificação, distinção e divulgação de casos portugueses de referência e, em simultâneo, evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer as entidades que lhes prestam os melhores serviços, em diferentes áreas.
Em parceria com o Jornal Água&Ambiente a iniciativa conta com a participação de um júri do qual fazem parte várias entidades representativas do setor, designadamente, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
Na categoria Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), em 2019, estão distinguidas as seguintes entidades:
• Câmara Municipal de Aveiro
• Câmara Municipal de Chaves
• Câmara Municipal de Ílhavo
• Câmara Municipal de Póvoa de Varzim
• Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
• EMAP - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., S.A.
• INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M., S.A.
As entidades distinguidas com o Selo ficam automaticamente habilitadas à atribuição do Prémio de Excelência do Serviço, que visa premiar a entidade com melhor performance, cujo vencedor será igualmente divulgado no decorrer do 14º Fórum Nacional de Resíduos.
Este ano o Fórum Resíduos realiza-se em formato virtual, consulte na íntegra a
agenda do programa.