O abastecimento público de água, a gestão de águas residuais urbanas e a gestão de resíduos urbanos são considerados serviços públicos essenciais, por serem vitais ao dia-a-dia dos cidadãos. Por esse motivo, a sua prestação está sujeita a um conjunto de regras especiais que visam proteger os consumidores.
A ERSAR disponibiliza no seu sítio na internet, no separador Consumidor, informação relativa aos direitos e deveres dos consumidores de águas e resíduos, incluindo respostas a perguntas frequentes, informação relativa à qualidade do serviço, à qualidade da água em cada concelho, bem como informação sobre tarifas aplicadas por cada entidade gestora.
Adicionalmente, em caso de dúvida ou insatisfação com a respetiva entidade gestora, a ERSAR disponibiliza um formulário próprio para obtenção de informações, bem como para apresentação de reclamações relativas à prestação dos serviços de águas e resíduos, disponíveis em formulário de informações e formulário de reclamações.
A intervenção da ERSAR ao nível das reclamações recebidas consiste na procura de uma resolução voluntária dos conflitos entre os consumidores e as respetivas entidades gestoras.
Nos dados mais recentes, as reclamações que chegaram à ERSAR versavam sobre diferentes temas, sendo a maior percentagem relativas ao ciclo de faturação (leitura, faturação e cobrança).
De forma a melhor compreender a sua fatura dos serviços de águas e resíduos recomendamos a visualização do vídeo temático disponível aqui.
Um consumidor informado é um consumidor protegido.