As atividades de abastecimento público de água às populações, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos constituem serviços públicos de caráter estrutural, essenciais ao bem-estar geral, à saúde pública e à segurança coletiva das populações, às atividades económicas e à proteção do ambiente.
O desempenho da ERSAR está condicionado pela qualidade, fiabilidade e relevância dos dados que recebe das EG no âmbito dos vários ciclos de regulação definidos , dados esses que após um processo de validação são, consoante o caso, alvo de um conjunto diversificado de análises internas, resultando na produção de pareceres, relatórios, estudos e outro tipo de informações úteis para a atividade da ERSAR e para os setores das águas e dos resíduos em geral.
Para a realização dessas atividades, a ERSAR utiliza uma infraestrutura computacional onPrem (no perímetro físico) suportada em tecnologia de virtualização e com storage (armazenamento) agregado de dados.
A tecnologia de virtualização e armazenamento de dados atualmente existente na ERSAR tem uma antiguidade de 10 anos em funcionamento continuo, e em termos de arquitetura e desenho, a mesma tem mais de 15 anos de idade.
Torna-se por isso fundamental, para suportar a continuada capacitação digital e a implementação de projetos de disrupção tecnológica, que a mesma seja atualizada, aumentando a sua capacidade e performance.
Neste contexto, a ERSAR encontra-se, atualmente, a preparar a abertura de um procedimento pré-contratual com vista à Aquisição e instalação de um novo Sistema de Virtualização e Storage Computacional onPrem. Nos termos do artigo 35 º A do Código dos Contratos Públicos (CCP), a presente comunicação destina-se à realização de uma consulta preliminar/ informal ao mercado, com o propósito de preparar o futuro procedimento para a Aquisição e instalação de um novo Sistema de Virtualização e Storage Computacional onPrem ERSAR.
Solicita-se que a resposta a esta consulta informal seja prestada até dia 25 de agosto de 2023, para o endereço
paulo.faroleiro@ersar.pt, suportando a resposta no enquadramento e informação técnica que consta do documento que segue em anexo.
De notar que a prestação da informação solicitada é naturalmente voluntária por parte dos operadores económicos e que, em momento algum, constitui qualquer tipo de obrigação para a ERSAR, designadamente, de a abrir um procedimento; convidar a participar no procedimento; efetuar qualquer tipo de pagamento ou contrapartida pela apresentação de condições contratuais
As informações obtidas em sede da presente consulta preliminar, apesar de não serem vinculativa, poderão consideradas na formulação do procedimento de aquisição que a ERSAR desencadeará com a maior brevidade possível.