A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas chega num momento em que o mundo procura abordar muitos dos problemas expostos pela pandemia do Covid-19 e que exigirão grandes transformações estruturais. Para mobilizar a ação, a conferência procurará impulsionar soluções inovadoras, baseadas na ciência, com o intuito de iniciar um novo capítulo da ação global dos oceanos, estimulando os líderes mundiais e decisores a promover a reversão do declínio da saúde dos oceanos.
Paralelamente à conferência, Portugal, em conjunto com os governos de Moçambique, Argentina e Singapura, e em colaboração com as Nações Unidas, organiza um
Simpósio de Alto nível sobre a Água com o objetivo de estabelecer estratégias que melhorem a coordenação entre o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), relativo à água e saneamento seguros, e o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14), relativo à proteção da vida marinha.
Este simpósio, cujo programa se encontra disponível
aqui, engloba três mesas redondas, nas quais se procurará endereçar a necessária coordenação entre o ODS 6 e o ODS 14, tendo como base uma visão integrada do ciclo hidrológico, o papel dos serviços de águas e saneamento e as parcerias que poderão potenciar a referida coordenação.
A ERSAR, enquanto regulador setorial dos serviços de águas e resíduos, participou mais ativamente, em conjunto com a Águas de Portugal, na elaboração da mesa-redonda 2 relativa ao papel dos serviços de águas e saneamento na coordenação entre os ODS 6 e 14. Nos Documentos Associados, infra, podem ser consultadas as concept notes elaboradas para este simpósio, designadamente a nota relativa à mesa-redonda 2.
A representação da ERSAR neste simpósio, bem como na Conferência dos Oceanos, será assegurada pela Presidente do Conselho de Administração, Profª Doutora Vera Eiró, pela Diretora do Departamento da Qualidade, Eng.ª Susana Rodrigues e pelo técnico especialista, Dr. Luís Simas.