COMUNICADO ERSAR SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO - Atualização

2023.11.28

Na sequência do comunicado publicado pela ERSAR​ sobre a qualidade da água para consumo humano, informa-se que o laboratório LRTM tem a sua acreditação suspensa pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC). A ERSAR  atualizou a sua lista de laboratórios aptos neste sentido. Desta forma, a partir desta data, as entidades gestoras devem contratar novo laboratório para o restante controlo da qualidade da água no âmbito do PCQA para 2023 e, caso seja aplicável, alterar o laboratório na proposta de PCQA para 2024.

Informamos ainda que as orientações adicionais necessárias sobre os PCQA, serão colocadas no fórum da Qualidade da Agua do Portal ERSAR.​​​

ERSAR revela entidades distinguidas com Selos de Qualidade, na Edição 2023https://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/entidades-distinguidas-selos-qualidade-edicao2023.aspxERSAR revela entidades distinguidas com Selos de Qualidade, na Edição 2023Foram distinguidas 19 entidades com Selos de Qualidade em diferentes categorias de águas e resíduos, a que se somam as entidades anteriormente distinguidas na categoria “Selo da qualidade exemplar da água para consumo humano”, na Edição 2023. 2024-02-20T00:00:00Z
Publicada nova legislação relativa ao controlo da qualidade da água para consumo humanohttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/publicada-nova-legislacao-controlo-qualidade-agua-consumo-humano.aspxPublicada nova legislação relativa ao controlo da qualidade da água para consumo humanoFoi publicado o Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto de 2023, que determina as novas regras de controlo da qualidade da água para consumo humano.2023-08-20T23:00:00Z
A ERSAR publica o relatório anual de caraterização dos serviços de águas e resíduoshttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/publicacao-rasarp-volume1-edicao2023.aspxA ERSAR publica o relatório anual de caraterização dos serviços de águas e resíduosJá se encontra disponível o Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2023), que sintetiza a informação mais relevante referente à caraterização e evolução do setor, referenciada a 31 de dezembro de 2022, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores e sua evolução, o benchmarking do desempenho das entidades gestoras, a monitorização legal e contratual e o enquadramento económico-financeiro do setor.2024-02-29T00:00:00Z