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Portugal mantém água da torneira segura

2022.09.26

A ERSAR publica o relatório sobre o controlo da qualidade da água para consumo humano referente a 2021.

​​​​Os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano efetuado em 2021 demonstram, mais uma vez, que a água da torneira em Portugal continental é segura.

O indicador da ERSAR "Água segura", que pondera o número de análises exigidas pela legislação em vigor (mais de meio milhão de análises realizadas em 2021) e o cumprimento dos parâmetros associados à qualidade da água, foi de 99 %, subindo uma décima em relação ao ano anterior e confirmando a tendência de aumento do desempenho do indicador que se regista há três anos consecutivos. 



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Em Portugal continental, a qualidade da água na torneira apresenta um nível de excelência, alicerçada por um controlo exigente das normas legais e por um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo (ERSAR, entidades gestoras, autoridades de saúde e laboratórios).

O regime legal de controlo da qualidade da água, suporta-se numa abordagem de avaliação de risco. Face ao histórico dos últimos anos, os parâmetros com maior número de incumprimentos passaram a ser monitorizados com maior frequência, realçando-se algumas evoluções positivas no cumprimento dos parâmetros considerados relevantes, o que demonstra uma capacidade de adaptação do setor muito rápida na resolução dos problemas que vão sendo identificados.

O setor do abastecimento público de água respondeu com grande sucesso aos desafios de 2021, com a manutenção da excelência da água da torneira que se bebe em Portugal continental, esperando-se agora que venha a responder às exigências introduzidas pela nova Diretiva europeia, mais direcionadas para as especificidades de cada sistema de abastecimento (por via da abordagem da avaliação e gestão do risco), e que serão transpostas para o direito nacional até ao final do ano.

Em contexto de escassez, os dados sobre a qualidade da água na torneira em Portugal continental ganham particular relevância. Traduzem um enorme esforço operacional das entidades gestoras e dos demais intervenientes, incluindo os serviços de saúde pública e a ERSAR, para que a escassez não se sinta na torneira.

A manutenção deste nível de excelência e a crescente confiança dos portugueses e portuguesas na qualidade da água da torneira só será possível, nos próximos anos, através de uma melhor e mais eficiente gestão dos serviços e do reconhecimento efetivo, pela comunidade, do seu inestimável valor.

​O relatório anual do controlo da qualidade da água referente aos dados de 2021, agora publicado, constitui o Volume 2 do RASARP 2022 e encontra-se disponível para consulta integral neste Sítio, na secção Publicações > Relatório anual do setor.

Adicionalmente, nos Documentos Associados, infra, encontra-se disponível uma breve apresentação do relatório e a Nota à imprensa​.


 

 

 

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