Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para fornecer a melhor experiência no nosso website. Política de Privacidade
PT EN

RASARP 2023: ERSAR publica informação chave sobre os principais intervenientes do setor e a evolução verificada nos últimos anos

2023.11.07

Os dados agora revelados, relativos a 2022, incidem sobre os principais intervenientes no setor de águas e resíduos e os aspetos mais relevantes que caraterizam o setor. Estes dados serão posteriormente compilados no Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP, edição 2023, a publicar brevemente.

​Que tipo de entidades prestam serviços de águas e resíduos em Portugal continental e qual a população abrangida em 2022? 


As imagens seguintes ilustram a distribuição geográfica dos modelos de gestão das entidades gestoras que operam em Portugal continental e a população abrangida, nos sistemas em alta e em baixa, no ano de 2022, nos três serviços regulados pela ERSAR.

Em tons de cinzento, encontram-se caraterizadas as entidades que operam em modelo de gestão direta municipal (setor público administrativo); a azul estão as empresas de capital maioritariamente público em quem o Estado ou os municípios delegaram o serviço e a verde as empresas concessionárias, de capitais maioritariamente públicos, no caso das concessões multimunicipais no setor das águas, e privados, no caso das concessões municipais e concessões multimunicipais do setor dos resíduos.



Abastecimento público de água​


Capitulo 3_Imagem ecrã_modelos_AA_horizontal_page-0001.jpg


O sistema em alta (ou grossista) efetua a ligação do meio hídrico ao sistema em baixa (ou retalhista) que por sua vez presta o serviço ao utilizador final.


Gestão de águas residuais urbanas


Capitulo 3_Imagem ecrã_modelos de gestao_AR_horizontal_page-0001.jpg


O sistema em baixa assegura a drenagem de águas residuais urbanas junto do produtor, rejeitando-as num sistema em alta, ou, caso se trate de um sistema integrado, rejeitando-as em destino final adequado; um sistema em alta é constituído por um conjunto de componentes que permite a ligação do sistema em baixa ao ponto de rejeição.

No setor das águas, salientam-se as seguintes novidades:

  • ​Nos serviços de abastecimento público de água e gestão de águas residuais urbanas, o ano de 2022 foi caraterizado pela criação das entidades Águas do Alto Alentejo e Serviços Municipalizados de Setúbal. A primeira entidade, uma delegação, é o resultado da agregação de dez entidades em gestão direta (serviços municipais) localizadas no distrito de Portalegre, ao passo que a segunda entidade deu sequência à cessação da atividade da Águas do Sado, que atingiu o termo do prazo da respetiva concessão, passando o serviço a ser prestado por uma entidade em gestão direta (serviço municipalizado);
  • No serviço de abastecimento, é de destacar ainda o facto de a Águas do Norte (Parceria Estado/municípios) ter passado a realizar o abastecimento em baixa à parte do município de Santo Tirso que não estava afeto à Indaqua Santo Tirso/Trofa, servindo cerca de 13 mil habitantes que estavam na esfera de responsabilidades da Câmara Municipal de Santo Tirso (serviço municipal);
  • No serviço de gestão de águas residuais urbanas, no que diz respeito à Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela (AINTAR), esta entidade em gestão direta surgiu da agregação de quatro serviços municipais pertencentes aos distritos de Viseu e Coimbra.


Gestão de resíduos urbanos


Capitulo 3_Imagem ecrã_modelos de gestao_RU_horizontal_page-0001.jpg

As atividades em baixa incluem a recolha dos resíduos provenientes das habitações e as atividades em alta incluem o tratamento e destino final dos resíduos.

Em 2022 não se registou qualquer alteração ao tecido de entidades que realizam a gestão de resíduos urbanos em Portugal continental.


Como tem sido a evolução do setor em Portugal nos últimos 10 anos?


A imagem seguinte ilustra a evolução do número de entidades gestoras, salientando-se a tendência de agregação de entidades, particularmente nos serviços de água. Nos últimos dez anos, o número total de entidades diminuiu mais de 27 %, de 475 entidades, em 2013, para 353 entidades, em 2022.

RASARP2023_figura20.jpg


A imagem abaixo ilustra a percentagem da população de Portugal continental abrangida por entidades gestoras com modelo de gestão empresarial (delegações e concessões).


RASARP2023_figura25.jpg 

Ao nível dos serviços em alta verifica-se que a percentagem da população abrangida por entidades gestoras com modelo de gestão empresarial é elevada, igual ou superior a 90 %. No que se refere à prestação dos serviços em baixa, a população abrangida por entidades gestoras de modelo empresarial é bastante inferior, sendo apenas de 52 %, 46 % e 18 % para os serviços de abastecimento público de água, gestão de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, respetivamente.

Mais informação disponível no Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP, edição 2023, a publicar brevemente.   

 

 

No âmbito do Dia Nacional da Água, assinalado ontem, a ERSAR revela as entidades gestoras com qualidade exemplar da águahttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/selo-qualidade-exemplar-água-edicao2023.aspxNo âmbito do Dia Nacional da Água, assinalado ontem, a ERSAR revela as entidades gestoras com qualidade exemplar da águaApuradas as entidades gestoras com melhor qualidade de água no ano de 2022, de acordo com o regulamento da iniciativa “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, revelam-se as entidades distinguidas na categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”, Edição 2023. 2023-10-01T23:00:00Z
Sessão de apresentação sobre o novo regime legal da qualidade da água destinada ao consumo humano – Disponibilização das apresentações e conteúdos relacionadoshttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/sessao-novo-regime-legal-qualidade-agua-apresentacoes-conteudos.aspxSessão de apresentação sobre o novo regime legal da qualidade da água destinada ao consumo humano – Disponibilização das apresentações e conteúdos relacionadosNo âmbito da sessão realizada no passado dia 28 de setembro, que contou com uma forte adesão de mais de mil participantes, a ERSAR disponibiliza todas as apresentações e conteúdos relacionados. 2023-10-09T23:00:00Z
Publicada nova legislação relativa ao controlo da qualidade da água para consumo humanohttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/publicada-nova-legislacao-controlo-qualidade-agua-consumo-humano.aspxPublicada nova legislação relativa ao controlo da qualidade da água para consumo humanoFoi publicado o Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto de 2023, que determina as novas regras de controlo da qualidade da água para consumo humano.2023-08-20T23:00:00Z
RASARP 2023: ERSAR publica informação chave sobre os principais intervenientes do setor e a evolução verificada nos últimos anoshttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/RASARP-2023-principais-intervenientes-setor.aspxRASARP 2023: ERSAR publica informação chave sobre os principais intervenientes do setor e a evolução verificada nos últimos anosOs dados agora revelados, relativos a 2022, incidem sobre os principais intervenientes no setor de águas e resíduos e os aspetos mais relevantes que caraterizam o setor. Estes dados serão posteriormente compilados no Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP, edição 2023, a publicar brevemente. 2023-11-07T00:00:00Z