Nomeados ao Prémio Inovação
A ERSAR revela os 3 projetos nomeados ao Prémio Inovação - Edição 2024.
Partilhe esta página
Imagem da Página
A ERSAR promove, anualmente, a atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, contando para o efeito com a colaboração de um Júri representativo do setor. Estas distinções, em diferentes categorias, têm por base um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores e consistem na atribuição de Selos de Qualidade, às entidades gestoras que cumpram os critérios identificados no regulamento da iniciativa, e, na atribuição de Prémios de Excelência, às entidades gestoras com melhor desempenho. A entrega dos selos e prémios decorrerá nas Conferências de Março, a realizar a 6 de março de 2025.
Pela primeira vez na edição de 2024 foi lançado o Prémio de Inovação. A ERSAR recebeu até 30 de novembro candidaturas de 15 projetos inovadores tendo, de acordo com o Regulamento dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos e respetiva Adenda sobre o Prémio de Inovação, sido selecionados pelo Júri da iniciativa os três projetos nomeados:
Projetos nomeados ao Prémio de Inovação | Entidade líder do projeto:
- AgIR pela água! | Águas do Tejo Atlântico, SA
As afluências indevidas por motivo do encaminhamento de águas residuais industriais sem o devido tratamento têm vindo a ser identificadas como um dos problemas críticos com que as entidades gestoras se confrontam. O AgIR surge da necessidade de resolução deste problema ambiental, através da criação de parcerias e sinergias para atuar no âmbito das afluências indevidas e desta forma, criar conhecimento, valor, estratégias e soluções em colaboração com os diferentes atores.
- Centro de Controlo de Energia e Emissões (CCEE) | EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.
Consiste na implementação de um sistema que permita monitorizar e gerir o consumo energético da EPAL e da AdVT, de forma a reduzir o mesmo, otimizando o consumo das instalações e simultaneamente gerir e monitorizar as unidades de produção de energia de fontes renováveis instaladas. Este sistema visa melhorar a operação, gestão, manutenção e reporte das instalações, especialmente no que diz respeito à energia produzida e consumida e às emissões geradas no desenvolvimento da atividade das empresas.
- Wat(t)er FabLab – Impressão 3D | CMPEAE - EMPRESA DE ÁGUAS E ENERGIA DO MUNICÍPIO DO PORTO, EEM
É um projeto inovador que utiliza impressão 3D para responder aos desafios operacionais da empresa de forma sustentável. Tendo surgido da vontade de reciclar resíduos produzidos nas obras de reparação da empresa, o projeto recorre a bioplásticos biodegradáveis e recicláveis, permitindo a produção interna de peças essenciais para a gestão das infraestruturas de abastecimento de água, com custos até 70% inferiores aos tradicionais.
O vencedor do Prémio de Inovação - Edição 2024 será selecionado por votação pública, no dia 6 de março de 2025, nas Conferências de Março, onde todos os participantes vão poder votar no projeto que consideram mais inovador.