Em termos nacionais, 86% das cerca de 40 mil reclamações e sugestões referentes aos serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos foram objeto de resposta num prazo não superior a 22 dias úteis, como estipulado na legislação.
De acordo com os dados já apurados, a ERSAR contabilizou cerca de 40 mil reclamações e sugestões dos utilizadores reportadas pelas entidades gestoras em 2011, através do livro de reclamações e de outras vias.
Em termos nacionais, 86% das reclamações referentes aos serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas foram objeto de resposta num prazo não superior a 22 dias úteis, como estipulado na legislação, o que evidencia alguma necessidade de melhoria por parte das entidades gestoras. Quanto ao serviço de gestão de resíduos urbanos, apenas 64% das reclamações reportadas foram objeto de resposta atempada, o que evidencia grande necessidade de melhoria. Os resultados insatisfatórios resultam de atraso ou mesmo ausência de resposta aos reclamantes e da eventual inexistência de procedimentos internos de registo das reclamações por parte das entidades gestoras.
No que respeita aos serviços de águas, regista-se ainda uma diferença significativa nos resultados obtidos entre entidades gestoras que operam em áreas predominantemente urbanas, que têm um melhor desempenho, e as entidades a operar em áreas rurais ou mediamente urbanas. Tendência inversa verifica-se no serviço de gestão de resíduos urbanos, com um melhor desempenho nas áreas predominantemente rurais.
No âmbito da avaliação da qualidade dos serviços prestados aos utilizadores, será brevemente disponibilizada informação sobre a relação com os utilizadores, a sustentabilidade dos serviços e a sustentabilidade ambiental de cada entidade gestora.
Com a divulgação pública dos resultados da presente avaliação, a ERSAR pretende continuar a contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores.