São oito as entidades gestoras de resíduos urbanos que irão receber o selo de qualidade de serviço ERSAR 2018, em cerimónia a realizar no dia 11 de abril, durante o 13.º Fórum Nacional de Resíduos.
Os selos e prémios de qualidade do serviço ERSAR 2018 (vertente resíduos) inserem-se na iniciativa da Entidade Reguladora Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2018.
Na categoria “Selo de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos entre entidades” estão distinguidas:
- VALORMINHO - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
- VALORSUL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e Oeste, S.A.
Na categoria "Selo de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos ao consumidor" estão distinguidas:
- Câmara Municipal de Alenquer
- Câmara Municipal de Ílhavo
- Câmara Municipal de Lisboa
- Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
- INOVA–Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M., S.A.
- Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas
As entidades distinguidas com os selos evidenciam-se por assegurar o cumprimento, no decorrer do último período com avaliação regulatória, de um conjunto de critérios previstos no regulamento da iniciativa.
Ficam também automaticamente elegíveis ao Prémio de Excelência do Serviço em cada categoria, cujos vencedores serão divulgados no decorrer do segundo dia do
13º Fórum Nacional de Resíduos.
A cerimónia está agendada para as 18:00h do dia 11 de abril, no Museu do Oriente, em Lisboa, onde será feita a entrega dos selos de qualidade e a atribuição dos prémios de excelência do serviço de gestão de resíduos urbanos.
A iniciativa, integrada nos objetivos estatutários da ERSAR, visa identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação do serviço de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR.
A seleção das entidades distinguidas foi feita de acordo com o regulamento "Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos. Dados de 2017".
Esta iniciativa da ERSAR é realizada com a colaboração de um Júri do qual fazem também parte várias entidades representativas do setor, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).