Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para fornecer a melhor experiência no nosso website. Política de Privacidade
PT EN

Criação da Rede de Reguladores Europeus dos Serviços de Águas

2014.05.05

ERSAR integra grupo fundador da Rede de Reguladores Europeus dos Serviços de Águas - WAREG.

Promover a coordenação a nível europeu entre os reguladores dos serviços de águas, com o intuito de criar uma rede de contactos e de intercâmbio das melhores práticas que incentivem um serviço eficiente e de qualidade e a proteção dos consumidores, é o propósito da WAREG – Water Regulators Network, uma organização criada no final do mês de abril, em Milão, e que conta com a participação ativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de Portugal. 
A iniciativa partiu da entidade reguladora italiana e da entidade reguladora portuguesa ERSAR, numa parceria estabelecida em finais de 2013.

O grupo fundador da WAREG integra ainda outros reguladores dos serviços de águas de Albânia, Bulgária, Dinamarca, Escócia, Espanha, Hungria, Irlanda, Letónia, Lituânia e Malta.

Pretendendo ser um fórum de discussão sobre o setor da água, a WAREG vai preparar procedimentos comuns a todos os reguladores sobre as melhores práticas e reforçar o diálogo com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu sobre os principais temas dos serviços de águas, nomeadamente a legislação que deriva da Directiva-Quadro da Água, aprovada em 2000. 

A WAREG irá igualmente reforçar o diálogo com as entidades gestoras do setor, comparar os modelos de regulação existentes no diferentes países e fomentar a capacitação técnica e a partilha de conhecimento e de experiências.

A próxima reunião da WAREG será organizada pela ERSAR e decorrerá de 22 a 23 de setembro em Lisboa, integrada no Congresso Mundial da Água da Associação Internacional da Água (IWA). Este Congresso decorrerá de 21 a 26 de setembro de 2014, constituindo o maior evento sobre o setor da água jamais organizado no nosso país, reunindo cerca de quatro mil participantes de instituições, empresas e profissionais do setor da água de todo o mundo num evento de alto nível.

Consulte também:
Congresso Mundial da Água Lisboa 2014 da IWA - Fórum dos Reguladores dos Serviços de Águas
Cooperaçao institucional