A higienização regular de reservatórios é um procedimento essencial para manter a qualidade da água da torneira em níveis que garantam a adequada proteção da saúde humana.
Contudo, não existem na regulamentação portuguesa diretrizes que obriguem as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água a implementar os procedimentos que minimizem as possibilidades de o estado de conservação dos reservatórios influenciar negativamente a qualidade da água.
Por esta razão, a ERSAR entendeu pertinente elaborar uma recomendação técnica que contivesse as melhores práticas nos processos de inspeção, higienização e desinfeção de reservatórios e, deste modo, influenciar positivamente as entidades gestoras para a elaboração e implementação de programas regulares de conservação dos reservatórios na vertente qualidade da água para consumo humano.
Assim, nos termos fixados nos Estatutos da ERSAR, submete-se a consulta pública pelo período de 30 dias úteis o presente projeto de Recomendação ERSAR sobre a limpeza e higienização de reservatórios de água para consumo humano, para que os diferentes agentes do setor possam contribuir para melhorar a qualidade técnica do documento.
Encontram-se disponíveis a todos os interessados a cópia do documento e um ficheiro que poderá ser utilizado na elaboração e submissão de eventuais comentários à ERSAR, via correio electrónico: consulta.publica@ersar.pt