Com o indicador água segura a manter os 99 % (98,66 %), beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade, conforme demonstram os dados do relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano", referente ao ano de 2019. De facto, este desempenho confirma a tendência de excelência na qualidade da água para consumo humano registada nos últimos anos (Figura 1), em Portugal continental, colocando-nos ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental.

Figura 1. Evolução do indicador água segura entre 1993 e 2019
O Volume 2 do Relatório Anual do Setor de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP) procura sintetizar a informação considerada mais relevante no controlo da qualidade da água para consumo humano, em cumprimento com a legislação em vigor, permitindo também comparar os resultados obtidos em 2019 com os resultados de anos anteriores bem como acompanhar a evolução da situação por concelho, por entidade gestora e por zona de abastecimento.
Consulte
esta página para aceder à publicação na íntegra ou
esta página para acesso à informação mais detalhada dos dados da qualidade da água, na torneira do consumidor, apresentada por município e por entidade gestora.
Eventuais pedidos de esclarecimento sobre este relatório podem ser endereçados à ERSAR através do e-mail: geral@ersar.pt.