Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para fornecer a melhor experiência no nosso website. Política de Privacidade
PT EN

Dia Mundial da Água: eficiência é o segredo

2022.03.22

22 de março é o dia mundial da água - cada vez mais, um dia de reflexão sobre o valor de um bem escasso e vital para a sobrevivência da Humanidade.

Este ano, a ERSAR participa no Fórum Mundial da Água (FMA) que está a decorrer em Dakar, Senegal, com forte presença no Pavilhão de Portugal, partilhando conhecimento e experiências em conferências internacionais através da presidente do conselho de administração, Prof. Doutora Vera Eiró, e da equipa técnica da ERSAR.

Em destaque estarão temas como "Grandes números do setor: dar escala e realidade aos grandes números do setor de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em Portugal” e "Formação e capacitação no setor da água: a ERSAR como catalisador da formação e capacitação no setor da água em Portugal". Após as sessões, terá lugar um momento musical único que contará com a presença da guitarrista portuguesa Marta Pereira da Costa, a convite da ERSAR.

Através de novos vídeos e ferramentas comunicacionais, como a aplicação para dispositivos móveis e o Site, a ERSAR tem comunicado regularmente com a população e com todas as entidades que interagem com esta entidade reguladora, no sentido de assegurar a qualidade da água para consumo humano (ou da torneira) que é 99% segura, mesmo em período de seca. 

Apesar da chuva dos últimos dias, este novo período prolongado de seca (que já tinha ocorrido em 2017 e 2019) deve levar à consciencialização, em Portugal e nos países do Sul da Europa, de que o fenómeno das alterações climáticas implica uma mudança de paradigma porque a água é um bem essencial e estratégico e, nesse sentido, são recomendáveis políticas públicas para a gestão da água, seja para uso doméstico / humano, seja uso agrícola, industrial ou no turismo.
A ERSAR tem alertado as entidades gestoras para o nível ainda elevado de perdas na rede de abastecimento em todo o país, o que decerto implicará maior investimento na modernização das infraestruturas por parte do Estado e maior escala na gestão municipal ou das comunidades intermunicipais e de entidades concessionárias, quer da água quer dos resíduos.

O início da primavera representa sempre Esperança, mas cabe a cada um(a) de nós dar corpo ao espírito dos tempos primaveris. Por isso, insistimos na mensagem: o segredo da gestão da água está na eficiência e numa maior consciencialização de todos do valor de um bem escasso, em Portugal e no mundo, que é a Água.

 

Documentos Associados

 

 

ERSAR assume a presidência da rede europeia de reguladores dos serviços de águashttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-notas-a-imprensa/Paginas/ERSAR-assume-a-presidência-da-rede-europeia-de-reguladores-dos-serviços-de-águas.aspxERSAR assume a presidência da rede europeia de reguladores dos serviços de águasERSAR assume a presidência da rede europeia de reguladores dos serviços de águas2024-12-10T00:00:00Z
Água para consumo humano em Portugal mantém o nível de excelência em 2019https://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-notas-a-imprensa/Paginas/Agua-para-consumo-humano-Portugal-mantem-nivel-de-excelencia-em-2019.aspxÁgua para consumo humano em Portugal mantém o nível de excelência em 20192020-09-29T23:00:00Z
Nova entidade reguladora dos serviços de águas e resíduoshttps://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-notas-a-imprensa/Paginas/Nova-entidade-reguladora-dos-servicos-de-aguas-e-residuos.aspxNova entidade reguladora dos serviços de águas e resíduos2009-11-02T00:00:00Z
Encargos tarifários dos serviços de águas e resíduos suportados pelos utilizadores domésticos em 2012https://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-notas-a-imprensa/Paginas/Encargos-tarif-dos-serv-aguas-residuos-suportados-pelos-util-domésticos-2012.aspxEncargos tarifários dos serviços de águas e resíduos suportados pelos utilizadores domésticos em 20122013-05-02T23:00:00Z