A ERSAR publica o relatório sobre o controlo da qualidade da água para consumo humano referente a 2023, onde é possível consultar os principais resultados obtidos neste controlo e confirmar a consolidação do patamar de excelência na qualidade da água fornecida na torneira dos portugueses, com um resultado de 98,77% para o indicador “água segura".
O relatório agora publicado apresenta, de forma detalhada, os níveis de qualidade da água para consumo humano fornecida na torneira do consumidor em 2023, em Portugal continental, fazendo ainda uma análise à sua evolução ao longo dos últimos anos, permitindo avaliar os progressos feitos no serviço de abastecimento de água e no controlo da qualidade da água fornecida.
O indicador “água segura" em Portugal continental situou-se em 2023 no valor de 98,77% (98,88% em 2022), confirmando a tendência pelo nono ano consecutivo da manutenção deste indicador no valor de 99%, ou seja, de excelência na qualidade da água para consumo humano. O valor deste indicador reflete o controlo da qualidade da água, tanto pela realização do número mínimo de análises regulamentares previstas nos Programas de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) aprovados pela ERSAR, como pelo cumprimento das normas da qualidade da água (valores paramétricos) nas análises realizadas.
A nível do controlo da qualidade da água para consumo humano, salienta-se que existe um conjunto de novas exigências introduzidas pelo Decreto-lei n.º 69/2023, de 21 de agosto mais direcionado para as especificidades de cada sistema de abastecimento, por via da implementação da abordagem da avaliação e gestão do risco.
O relatório anual do controlo da qualidade da água, agora publicado, constitui o Volume 2 do RASARP 2024 e sintetiza a informação mais relevante referente à qualidade da água para consumo humano, tendo por base os controlos analíticos realizados e referenciada a 31 de dezembro de 2023.
A notícia da publicação deste relatório com as principias conclusões encontra-se disponível aqui.
O relatório encontra-se disponível para consulta integral neste Sítio, na secção "Publicações > Relatório anual do setor (RASARP).