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Prémios e selos de qualidade dos serviços de águas e resíduos

​​​​​Os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas. Esta evolução traduziu-se no aumento substancial da qualidade da água para consumo humano, bem como no aumento da cobertura e do acesso por parte da população aos serviços, a par da redução da poluição que as atividades humanas geram no ambiente.

Conscientes da necessidade de manter a trajetória de melhoria e promover o esforço na prestação de serviços básicos de excelência, compatíveis com os atuais níveis de exigência da sociedade, a ERSAR atribui os "Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos" às entidades gestoras reguladas que mais se distinguem. São atribuídos Selos de Qualidade às entidades gestoras que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento anual da iniciativa e Prémios de Excelência às entidades gestoras com melhor desempenho.

A iniciativa conta com a colaboração de entidades representativas do setor, designadamente: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA), a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) eo Jornal Água e Ambiente.

Com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer melhor as entidades que lhes prestam os melhores serviços em diferentes áreas. A atribuição destes prémios, por parte da ERSAR, visa igualmente sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas. Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento,  reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros avaliados.


​Edição 2023


Vertente Água


Selos de qualidade





Prémios de excelência


Serviço de abastecimento público de água (entre entidades)

  • ​ÁGUAS DO ALGARVE, SA

Serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)

  • ​​EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.


Vertente Resíduos


Selos de qualidade


Consulte aqui a lista de entida​des distinguidas


​Prémios de excelência


Serviço de gestão de resíduos urbanos (entre entidades)

  • RESIESTRELA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

  • Empresa Municipal de Ambiente do Porto, E.M., S.A.



​Edição 2022

​​

Vertente Água


Selos de qualidade

Consulte aqui a lista de entida​des distinguidas

​Prémios de excelência

Qualidade do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)

  • Indaqua Matosinhos

Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)

  • ​Indaqua Feira​


Vertente Resíduos


Selos de qualidade 

Consulte aqui a lista das entidades distinguidas.

Prémios de excelência 

Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

  • INOVA

Evolução do Serviço

  • SM de Castelo Branco



Mais informações:

Regulamentos dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos

Regulamento do uso dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos

Vídeo explicativo dos Prémios e Selos ERSAR​

Manual de normas gráficas do Selo de Qualidade, infra, nos documentos associados.