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Prémios e selos de qualidade dos serviços de águas e resíduos

​​​​ Os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas. Esta evolução traduziu-se no aumento substancial da qualidade da água para consumo humano, bem como no aumento da cobertura e do acesso por parte da população aos serviços, a par da redução da poluição que as atividades humanas geram no ambiente.

Conscientes da necessidade de manter a trajetória de melhoria, importa assegurar o foco e promover o esforço na prestação de serviços básicos de excelência, compatíveis com os atuais níveis de exigência da sociedade.

Nesse sentido, a ERSAR atribui os "Prémios dos serviços de águas e resíduos" às entidades gestoras que mais se distinguem nesta área, em parceria com o Jornal Água & Ambiente e com a colaboração de entidades representativas do setor: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer melhor as entidades que lhes prestam os melhores serviços em diferentes áreas. A atribuição destes prémios por parte da ERSAR visa igualmente sensibilizar as entidades gestoras multimunicipais e municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento,  reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros avaliados.

Às entidades gestoras a quem é atribuído um selo de qualidade é entregue um certificado e o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua comunicação institucional, nomeadamente, no sítio da Internet. 

Os "Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos" consistem num conjunto de Prémios de Excelência, atribuídos no âmbito de vários temas a entidades gestoras que se destaquem no tema selecionado, bem como em Selos de Qualidade, atribuídos em vários temas às entidades gestoras que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento anual da iniciativa.


VERTENTE ÁGUAS


A cerimónia solene de atribuição, vertente águas, nas edições de 2020 e de 2021, teve lugar no dia 15 de novembro de 2021, integrada na 16ª Expo Conferência da Água em Lisboa e abrangeu entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas. Entidades gestoras distinguidas:


Edição 2020



Prémio de Excelência do serviço de abastecimento público de água (entre entidades)

- Águas do Algarve, S.A

Prémio de Excelência do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)

- Indaqua Matosinhos

Prémio de Excelência do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)

- Águas de Gondomar


Edição 2021



Prémio de Excelência do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)

- EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.

Prémio de Excelência do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)

- Indaqua Matosinhos


VERTENTE RESÍDUOS


A cerimónia solene de atribuição, vertente resíduos, nas edições de 2020 e de 2021, teve lugar no dia 11 de novembro de 2021, integrada no 15º Fórum Nacional de Resíduos em Lisboa e abrangeu entidades gestoras que prestam serviços de gestão de resíduos urbanos. Entidades gestoras distinguidas:


Edição 2020


Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

- CM de Ílhavo
- SM de Castelo Branco
- SM de Abrantes

Prémio de Excelência do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

- SM de Abrantes


Edição 2021


Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

- CM de Amadora
- CM de Aveiro
- CM de Ílhavo
- CM de Oliveira do Bairro
- CM de Porto de Mós
- EMAP - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA
- SM de Abrantes
- SM de Castelo Branco

Prémio de Excelência do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

- EMAP - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA


Para mais informações consulte os regulamentos:

Regulamentos dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos

Regulamento do uso dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos

E o manual de normas gráficas do Selo de Qualidade, infra, nos documentos associados.