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Prémios e selos de qualidade dos serviços de águas e resíduos

​​​​​Os serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos em Portugal têm evoluído muito positivamente nas últimas décadas. Esta evolução traduziu-se no aumento substancial da qualidade da água para consumo humano, bem como no aumento da cobertura e do acesso por parte da população aos serviços, a par da redução da poluição que as atividades humanas geram no ambiente.

Conscientes da necessidade de manter a trajetória de melhoria e promover o esforço na prestação de serviços básicos de excelência, compatíveis com os atuais níveis de exigência da sociedade, a ERSAR atribui os "Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos" às entidades gestoras reguladas que mais se distinguem. São atribuídos Selos de Qualidade às entidades gestoras que cumprem os critérios mínimos identificados no regulamento anual da iniciativa e Prémios de Excelência às entidades gestoras com melhor desempenho.

A iniciativa conta com a colaboração de entidades representativas do setor, designadamente: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA), a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) eo Jornal Água e Ambiente.

Com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer melhor as entidades que lhes prestam os melhores serviços em diferentes áreas. A atribuição destes prémios, por parte da ERSAR, visa igualmente sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas. Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento,  reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros avaliados.



VERTENTE ÁGUA


A cerimónia solene de atribuição, vertente água, edição 2022, teve lugar no dia 22 de novembro de 2022, integrada na 17ª Expo Conferência da Água. Abrangeu entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas, tendo sido atribuídas as seguintes distinções:

Selos de Qualidade


Consulte aqui a lista de entida​des distinguidas

​Prémios de Excelência 


Qualidade do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)

  • Indaqua Matosinhos

Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)

  • Indaqua Feira​



VERTENTE RESÍDUOS


A cerimónia solene de atribuição, vertente resíduos, edição 2022, teve lugar no dia 18 de novembro de 2022, integrada no 16º Fórum Nacional de Resíduos.  Abrangeu entidades gestoras que prestam serviços de gestão de resíduos urbanos, tendo sido atribuídas as seguintes distinções:


Selos de Qualidade 


Consulte aqui a lista das entidades distinguidas.


Prémios de Excelência 


Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

  • INOVA

Evolução do Serviço

  • SM de Castelo Branco



Mais informações:

Regulamentos dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos

Regulamento do uso dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos

Vídeo explicativo dos Prémios e Selos ERSAR​

Manual de normas gráficas do Selo de Qualidade, infra, nos documentos associados.