Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para fornecer a melhor experiência no nosso website. Política de Privacidade
PT EN

Resíduos Urbanos

Em Portugal, são produzidos anualmente cerca de 5 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Conheça as diferentes fases de tratamento destes resíduos através de uma imagem interativa. Adicionalmente, mais abaixo, pode consultar um conjunto de indicadores da qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos, em todos os municípios de Portugal Continental, bem como informação relativa à localização geográfica dos ecopontos de deposição coletiva.

​​​​​​​​​​

Ciclo de​ Gestão de Resíduos Urbanos

Descubra a que corresponde cada fase do ciclo de gestão de resíduos urbanos passando com o cursor por cima de cada ícone. A imagem interativa também poderá ser visualizada numa nova janela, clicando para o efeito no canto inferior direito.​




Indicadores da Qualidade do Serviço

Na infografia abaixo pode consultar um conjunto de indicadores da qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos em todos os municípios de Portugal Continental. 


Os dados mais recentes e validados pela ERSAR dizem respeito a 2020.​​​




Ecop​ontos de Deposição Coletiva​



A ERSAR recolhe, anualmente, informação relativa à localização geográfica dos ecopontos de deposição coletiva, no âmbito do ciclo de avaliação da qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos.  Na infografia abaixo, pode consultar a localização do ecoponto de deposição coletiva mais próximo da sua morada, bem como outras informações relevantes, nomeadamente, a entidade gestora responsável pela gestão do ecoponto.


A infografia apresentada não abrange os contentores de deposição seletiva isolados, nem as áreas servidas por sistemas de recolha porta-a-porta.


A informação é relativa a 2020 e é facultada à ERSAR pelas entidades gestoras. ​Caso não encontre o ecoponto exibido nesta infografia, poderá contactar a respetiva entidade gestora.