Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para fornecer a melhor experiência no nosso website. Política de Privacidade
PT EN

FISCALIZAÇÃO

​Uma das principais atribuições da ERSAR, enquanto autoridade competente, é a realização de ações de fiscalização, junto das entidades gestoras, sobre o cumprimento da legislação em vigor, aplicável ao regime do controlo da qualidade da água nos sistemas de abastecimento público a operar em Portugal continental.



As fiscalizações assumem, por isso, um papel determinante na eficácia do ciclo regulatório da qualidade da água, com impacto no indicador Água Segura, tanto em termos do cumprimento da frequência de amostragem como dos valores paramétricos.

No estabelecimento do plano de fiscalização é necessário racionalizar os recursos disponíveis.

Assim, na seleção das entidades gestoras a fiscalizar, é adotada uma abordagem de análise de prioridades, estabelecendo critérios baseados no histórico das últimas fiscalizações, no conhecimento que a ERSAR adquire sobre as entidades gestoras e nos resultados do controlo da qualidade da água, designadamente as análises em falta e os incumprimentos dos valores paramétricos.

São ainda analisados outros critérios como a eventual existência de problemas contratuais (delegação de competências ou relação alta/baixa, por exemplo), bem como reclamações acerca da qualidade da água ou, ainda, a população servida.

Em consequência desta abordagem, o número de fiscalizações no local tem vindo a sofrer uma redução, conforme evidenciado no gráfico seguinte, mantendo-se no entanto os níveis de eficácia, como mostram os resultados obtidos no indicador Água Segura na torneira do consumidor.


Fiscalizações_2021.png



Consulte no quadro abaixo o número de fiscalizações realizadas pela ERSAR em cada região do País.


1 - 10 de 96 resultados

Ano Região Número de fiscalizações

2021

Alentejo

4

2021

Algarve

1

2021

Centro

2

2021

Lisboa

0

2021

Norte

8

2020

Alentejo

3

2020

Algarve

0

2020

Centro

6

2020

Lisboa

0

2020

Norte

12