Qualidade dos Serviços
A regulação da qualidade de serviço tem por objetivo melhorar a eficácia e a eficiência com que são prestados os serviços de águas e resíduos, sendo realizada com recurso à avaliação do desempenho das entidades gestoras.
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Neste âmbito, a ERSAR implementou um sistema de avaliação da qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras, com recurso a um conjunto de 14 indicadores para cada um dos serviços de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, o qual permite a regulação por
benchmarking.
Os indicadores que compõem o sistema de avaliação da qualidade do serviço prestado pelas entidades gestoras, encontram-se distribuídos por três grupos:
1. | Adequação da interface com os utilizadores - este grupo de indicadores pretende avaliar se o serviço prestado aos utilizadores foi adequado, nomeadamente ao nível da maior ou menor acessibilidade física e económica que têm ao serviço e da qualidade com que o mesmo lhes é fornecido; |
2. | Sustentabilidade da gestão do serviço - este grupo de indicadores pretende avaliar se estão a ser tomadas as medidas básicas para que a prestação do serviço seja sustentável; |
3. | Sustentabilidade ambiental - este grupo de indicadores pretende avaliar o nível de salvaguarda dos aspetos ambientais associados às atividades da entidade gestora. |
No âmbito da política de divulgação de informação completa sobre o setor, a ERSAR disponibiliza todos os dados e indicadores de base resultantes do ciclo de avaliação da qualidade do serviço prestado aos consumidores. Esta informação pode ser consultada na secção dados de base e usada por todos os interessados para estudos e análises mais específicas, desde que fazendo referência à origem dos dados.
Através do menu lateral pode consultar informação por entidade gestora sobre a avaliação efetuada pela ERSAR à qualidade dos serviços prestados.