Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Consulta pública do projeto de Recomendação para "Inspeção, limpeza e higienização de reservatórios destinados ao armazenamento de água para consumo humano​

A+ A-

O período para envio de contributos à consulta n.º 2/2017 decorreu entre 20 de janeiro de 2017 e 3 de março de 2017.

A higienização regular de reservatórios é um procedimento essencial para manter a qualidade da água da torneira em níveis que garantam a adequada proteção da saúde humana.

Contudo, não existem na regulamentação portuguesa diretrizes que obriguem as entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água a implementar os procedimentos que minimizem as possibilidades de o estado de conservação dos reservatórios influenciar negativamente a qualidade da água.

Por esta razão, a ERSAR entendeu pertinente elaborar uma recomendação técnica que contivesse as melhores práticas nos processos de inspeção, higienização e desinfeção de reservatórios e, deste modo, influenciar positivamente as entidades gestoras para a elaboração e implementação de programas regulares de conservação dos reservatórios na vertente qualidade da água para consumo humano.

Terminado o período de consulta pública, a ERSAR elaborou e emitiu uma recomendação que contém as melhores práticas nos processos de inspeção, higienização e desinfeção de reservatórios. A recomendação dirige-se a todos os responsáveis pela gestão de redes públicas, ou de redes prediais, de abastecimento de água para consumo humano. Pode ser consultada aqui.