Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos

2018.02.05

A+ A-

A ERSAR vai atribuir, pelo segundo ano consecutivo, "Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos", favorecendo deste modo o acesso a informação sobre quais as entidades gestoras que prestam os melhores serviços.

​A iniciativa "Selos e Prémios de Águas e Resíduos" teve, neste formato, a sua primeira edição ao abrigo do Regulamento relativo aos dados de 2016, publicado em agosto de 2017. Foi nessa ocasião também publicado o Regulamento relativo aos dados de 2017 com o objetivo de permitir às entidades gestoras o conhecimento prévio dos requisitos de avaliação.

Após a aplicação do primeiro Regulamento (relativo a 2016) e análise aos comentários enviados por entidades gestoras no quadro dessa avaliação, o Júri verificou a necessidade de proceder a clarificações no articulado do Regulamento relativo aos dados de 2017 e à redefinição de alguns requisitos no novo Regulamento relativo aos dados de 2018.

Quanto ao Regulamento de 2017, as clarificações realizadas visam dar mais consistência à linguagem utilizada e introduzir correções de pormenor nos requisitos de avaliação dos Selos. Visam ainda explicitar o entendimento do Júri relativo à não atribuição do "Prémio para a entidade gestora com a evolução mais favorável nos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos", uma vez que não estão ainda cumpridos três anos de avaliação dos requisitos para atribuição dos Selos.

O Júri aprovou também o Regulamento relativo aos dados de 2018, que agora se publica, introduzindo alterações significativas nos requisitos de avaliação do "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" e no "Selo de qualidade para o uso eficiente da água".

Consulte aqui os regulamentos aprovados.