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Plano de comunicação para situações de emergência da qualidade da água

2018.06.04

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A ERSAR elaborou um documento que auxilia as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento de água para consumo humano a elaborarem os seus planos de comunicação para as situações de emergência da qualidade da água para consumo humano.

A excelente qualidade da água da torneira é hoje um dado adquirido em Portugal e que resulta do esforço conjunto do setor nos últimos 25 anos apoiado por uma estratégia nacional sólida.

Contudo, este patamar de qualidade coloca desafios de complexidade crescente que exigem uma cada vez maior especialização e concentração de esforços, bem como a necessidade de um planeamento antecipado para fazer face a situações menos comuns mas com impactos potencialmente mais negativos nos utilizadores dos serviços de água.

E é nesta sequência que surge a necessidade natural de melhorarmos a nossa capacidade de resposta a situações de emergência da qualidade da água, nomeadamente aquelas que estão relacionadas com contaminantes (biológicos, microbiológicos, físico-químicos, tóxicos ou radioativos) que não estão previstos no quadro legal e, consequentemente, não são sujeitos a um controlo analítico regular.

De facto, as situações de emergência na qualidade da água num quadro regulatório como o português acontecem com uma periodicidade irregular e geralmente pouco comum, o que é bastante positivo. No entanto, esta irregularidade e frequência escassa coloca dificuldades na capacidade de resposta rápida e na tomada de decisões mais adequadas de modo a minimizar as consequências negativas do evento.

Por estas razões, a comunicação estruturada entre as diferentes entidades nas situações de emergência da qualidade da água assume um papel decisivo na resposta e na mitigação dos efeitos negativos destas situações.

Com o intuito de auxiliar o setor a dar uma resposta cabal a este desafio, bem como a dar cumprimento ao novo requisito legal constante do Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro, que determina a obrigatoriedade das entidades gestoras prepararem um plano de comunicação para as situações de emergência da qualidade da água para consumo humano, a ERSAR publica o Guia Técnico n.º 25 que espera poder ser um auxiliar importante para os objetivos atrás referenciados. 

Consulte o Guia Técnico n.º 25 em Documentos Associados.