Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Recomendação ERSAR n.º 2/2011 - Certificação do Produto Água

2013.06.18

A+ A-

Água de abastecimento público fornecida pela Águas do Algarve certificada pela APCER segundo a Recomendação ERSAR n.º 02/2011.

Em janeiro de 2012, a ERSAR publicou a Recomendação n.º 2/2011 - Especificação Técnica para a Certificação do Produto Água para Consumo Humano, aplicável ao produto água de abastecimento público, fornecida nos pontos de entrega dos sistemas em alta e na torneira do consumidor dos sistemas em baixa. A Recomendação foi elaborada com o apoio de uma comissão técnica, onde estiveram representadas todas as partes interessadas
A certificação de produto é uma garantia escrita, dada por um organismo de certificação independente e imparcial, que comprova que o mesmo está em conformidade com os requisitos definidos através de normas ou especificações técnicas, devendo estes ser mais exigentes que a legislação em vigor.

Neste contexto, a Águas do Algarve obteve em outubro 2012 a certificação pela APCER tendo por base a referida Recomendação, com o objetivo de garantir a excelência da qualidade da água fornecida aos seus utilizadores demonstrando que a qualidade da água fornecida às entidades gestoras em baixa servidas pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve é superior ao exigido legalmente. Tal evidência é demonstrada nomeadamente pelo facto de, com o apoio de um plano de segurança da água, terem sido sistematicamente controlados pela Águas do Algarve outros parâmetros para além do estipulado na legislação em vigor, quer no tipo de parâmetros (ex.: perigos emergentes) quer na frequência de amostragem (mais exigente).