Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

O COVID-19 e o fornecimento de água segura na torneira

2020.03.13

A+ A-

A Organização Mundial da Saúde refere que não há evidências da presença do COVID-19 nos sistemas de abastecimento de água.

A manutenção do fornecimento de água segura nas torneiras é essencial e assume uma relevância acrescida na situação atual de pandemia do COVID-19. Por esta razão, a ERSAR emitiu um conjunto de recomendações para o setor de abastecimento de água que visa a estrita manutenção do controlo da qualidade, embora com algumas adaptações decorrentes das especificidades que a situação atual exige.

No entanto, pode persistir a dúvida se o COVID-19 também se pode disseminar através da água da torneira e, neste sentido, a ERSAR procurou saber junto das organizações internacionais que estão a gerir esta pandemia, designadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS), se já existe alguma informação a este respeito.

De facto, a OMS analisou recentemente este tema e publicou, a 03 de março, uma Nota Técnica com as seguintes mensagens principais:

1. As vias de transmissão principais do COVID-19 são a respiratória e o contacto; 
2. O vírus COVID-19 não foi detetado em sistemas de abastecimento de água e o risco para estes sistemas é baixo;
3. A presença do vírus COVID-19 na água é possível, mas não existem evidências da sua transmissão através de água destinada ao consumo humano que possa estar contaminada;
4. O vírus COVID-19 tem uma membrana exterior muito frágil, o que lhe confere pouca estabilidade no ambiente e uma elevada suscetibilidade à atuação de agentes oxidantes, como é o caso do cloro utilizado para desinfetar a água nos sistemas de abastecimento.

Deste modo, as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento devem garantir a desinfeção adequada da água para maior proteção da saúde humana, apesar da ingestão não ser uma via de exposição relevante ao COVID-19. 

Os atuais processos de tratamento e desinfecção da água da torneira são eficazes na remoção de vírus, pelo que não existem motivos de saúde para os consumidores optarem por água engarrafada ou outras bebidas.

As entidades gestoras estão em contacto com as autoridades de saúde e com a ERSAR, no que toca ao controlo da qualidade da água nas diferentes fases de evolução da epidemia COVID-19.


 

 

ERSAR publica Guia Técnico de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos prestados aos utilizadores- 4Ghttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/publicacao-guia-tecnico-27-4G.aspxERSAR publica Guia Técnico de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos prestados aos utilizadores- 4G2021-12-29T00:00:00Z
A água da torneira é segura em Portugalhttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/agua-da-torneira-segura-em-Portugal.aspxA água da torneira é segura em PortugalA ERSAR publica o relatório anual do controlo da qualidade da água referente aos dados de 2020.2021-09-28T23:00:00Z
A ERSAR publica o relatório anual de caraterização dos serviços de águas e resíduoshttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/ERSAR-publica-relatorio-anual-de-caraterizacao-dos-servicos-aguas-residuos.aspxA ERSAR publica o relatório anual de caraterização dos serviços de águas e resíduosJá se encontra disponível o Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2020), que sintetiza a informação mais relevante referente à caraterização e evolução do setor, referenciada a 31 de dezembro de 2019, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, benchmarking do desempenho das entidades gestoras, monitorização legal e contratual e enquadramento económico-financeiro do setor.2021-01-22T00:00:00Z
Orientações e Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por COVID-19http://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Orientações-Recomendacoes-para-gestao-de-residuos-pandemia-COVID-19.aspxOrientações e Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por COVID-19Com a evolução das preocupações devido ao aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19), são emitidas as seguintes Orientações e Recomendações para a gestão de resíduos e para a recolha de resíduos urbanos. 2020-03-17T00:00:00Z