Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Declaração de Política Ambiental do IRAR

2008.10.01

A+ A-

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, o Conselho Directivo do IRAR aprovou a Declaração de Política Ambiental que define os princípios ambientais pelos quais se rege a actuação deste Instituto.

O Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) tem a missão de regulação dos serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, sendo também a autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano. Estes serviços são essenciais à promoção do ambiente, pelo que a salvaguarda dos aspectos ambientais é um dos objectivos definidos pelo IRAR desde a sua criação.

Esta preocupação tem sido evidenciada na actuação deste Instituto em várias ocasiões, nomeadamente, pela adopção de indicadores de sustentabilidade ambiental na avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, a par de indicadores de sustentabilidade da entidade gestora e da defesa dos interesses dos utilizadores, e pela selecção, na primeira edição dos Prémios de qualidade de serviço em águas e resíduos, do tema sustentabilidade ambiental das entidades gestoras na categoria “tema livre”, o que reforça a preocupação do IRAR no desempenho ambiental das entidades gestoras e do sector em geral. 

Com a aprovação da presente Declaração de Política Ambiental o IRAR assume o compromisso de actuar de acordo com os referidos princípios, na sua actividade regulatória, nas práticas de trabalho e comportamentos dos seus colaboradores de forma a promover a qualidade do ambiente e as condições de vida das gerações presentes e futuras.

Aqui poderá consultar a Declaração de Política Ambiental.
 

Documentos Associados


Politica_Ambiental_IRAR