Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Criação da Rede de Reguladores Europeus dos Serviços de Águas

2014.05.05

A+ A-

ERSAR integra grupo fundador da Rede de Reguladores Europeus dos Serviços de Águas - WAREG.

Promover a coordenação a nível europeu entre os reguladores dos serviços de águas, com o intuito de criar uma rede de contactos e de intercâmbio das melhores práticas que incentivem um serviço eficiente e de qualidade e a proteção dos consumidores, é o propósito da WAREG – Water Regulators Network, uma organização criada no final do mês de abril, em Milão, e que conta com a participação ativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de Portugal. 
A iniciativa partiu da entidade reguladora italiana e da entidade reguladora portuguesa ERSAR, numa parceria estabelecida em finais de 2013.

O grupo fundador da WAREG integra ainda outros reguladores dos serviços de águas de Albânia, Bulgária, Dinamarca, Escócia, Espanha, Hungria, Irlanda, Letónia, Lituânia e Malta.

Pretendendo ser um fórum de discussão sobre o setor da água, a WAREG vai preparar procedimentos comuns a todos os reguladores sobre as melhores práticas e reforçar o diálogo com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu sobre os principais temas dos serviços de águas, nomeadamente a legislação que deriva da Directiva-Quadro da Água, aprovada em 2000. 

A WAREG irá igualmente reforçar o diálogo com as entidades gestoras do setor, comparar os modelos de regulação existentes no diferentes países e fomentar a capacitação técnica e a partilha de conhecimento e de experiências.

A próxima reunião da WAREG será organizada pela ERSAR e decorrerá de 22 a 23 de setembro em Lisboa, integrada no Congresso Mundial da Água da Associação Internacional da Água (IWA). Este Congresso decorrerá de 21 a 26 de setembro de 2014, constituindo o maior evento sobre o setor da água jamais organizado no nosso país, reunindo cerca de quatro mil participantes de instituições, empresas e profissionais do setor da água de todo o mundo num evento de alto nível.

Consulte também:
Congresso Mundial da Água Lisboa 2014 da IWA - Fórum dos Reguladores dos Serviços de Águas
Cooperaçao institucional