Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Certificação do produto água para consumo humano

2011.12.23

A+ A-

Foi publicada a Recomendação ERSAR n.º 02/2011 relativa à especificação técnica para a certificação do produto água para consumo humano.

Em Portugal não existem documentos normativos que definam as características e os requisitos para a certificação de produto água para consumo humano, tratando-se de um assunto que desperta interesse em diversas entidades e é susceptível de ter um impacto positivo na garantia da qualidade da água.
Por estas razões, a ERSAR entendeu promover a criação de uma comissão técnica, constituida por peritos representantes do sector, com o objectivo de elaborar uma especificação técnica para os requisitos de certificação, que garanta que o produto certificado responde às exigências legais, à protecção da saúde humana e às expectativas dos consumidores.

Certos de que um processo de certificação deste tipo contribuirá para o aumento da confiança dos consumidores na qualidade da água que lhes chega à torneira, a ERSAR publica a Recomendação ERSAR n.º 02/2011, documento que pode servir de referência a um processo voluntário da certificação da água distribuida por um sistema publico de abastecimento de água para consumo humano.
Recomendação ERSAR n.º 02/2011 - Especificação técnica para a certificação do produto água para consumo humano.

Nota: Esta Recomendação foi revista em pequenos pormenores, na secção 8.2, secção 9.5 e na frequência mínima de amostragem dos parâmetros Ácidos cloroacéticos e Haloacetonitrilos.