Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade em Portugal

2020.09.30

A+ A-

Consulte todos os detalhes sobre a qualidade da água para consumo humano em Portugal continental, em 2019, no Volume 2 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP).

​Com o indicador água segura a manter os 99 % (98,66 %), beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade, conforme demonstram os dados do relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano", referente ao ano de 2019. De facto, este desempenho confirma a tendência de excelência na qualidade da água para consumo humano registada nos últimos anos (Figura 1), em Portugal continental, colocando-nos ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental.



Grafico Volume 2.png

Figura 1. Evolução do indicador água segura entre 1993 e 2019


O Volume 2 do Relatório Anual do Setor de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP) procura sintetizar a informação considerada mais relevante no controlo da qualidade da água para consumo humano, em cumprimento com a legislação em vigor, permitindo também comparar os resultados obtidos em 2019 com os resultados de anos anteriores bem como acompanhar a evolução da situação por concelho, por entidade gestora e por zona de abastecimento.

Consulte esta página para aceder à publicação na íntegra ou esta página para acesso à informação mais detalhada dos dados da qualidade da água, na torneira do consumidor, apresentada por município e por entidade gestora.

Eventuais pedidos de esclarecimento sobre este relatório podem ser endereçados à ERSAR através do e-mail: geral@ersar.pt.




 

Documentos Associados


NI_Vol2_RASARP2020

 

 

ERSAR ATRIBUI SELOS DE QUALIDADE AOS SERVIÇOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOShttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/ersar-atribui-selos-de-aualidade-vertente-residuos.aspxERSAR ATRIBUI SELOS DE QUALIDADE AOS SERVIÇOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOSAs distinções são atribuídas a entidades gestoras que prestam serviços de gestão de resíduos urbanos e serão entregues em cerimónia no âmbito do 14º Fórum Resíduos.2020-10-13T23:00:00Z
ERSAR Lança Novos Estágios Profissionaishttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Estagios-profissionais-dsa-dgc.aspxERSAR Lança Novos Estágios ProfissionaisO programa de estágios destina-se a proporcionar formação prática aos estagiários, em contexto de trabalho, de forma a complementar e aperfeiçoar as suas competências.2020-10-22T23:00:00Z
Beber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade em Portugalhttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Beber-agua-da-torneira-com-confianca-em-Portugal.aspxBeber água da torneira com confiança continua a ser uma realidade em PortugalConsulte todos os detalhes sobre a qualidade da água para consumo humano em Portugal continental, em 2019, no Volume 2 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP).2020-09-29T23:00:00Z
Consulta Pública n.º 1/2020 - Projeto de Regulamento da Qualidade do Serviçohttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Consulta-Publica-1-2020-Projeto-de-Regulamento-Qualidade-do-Servico.aspxConsulta Pública n.º 1/2020 - Projeto de Regulamento da Qualidade do ServiçoO Projeto de Regulamento da Qualidade do Serviço define níveis mínimos de qualidade dos serviços prestados aos utilizadores finais, bem como as compensações devidas em caso de incumprimento, com benefícios para os consumidores e demais intervenientes nos setores de abastecimento e saneamento de águas e de gestão de resíduos urbanos, regulados pela ERSAR. Visa-se, ainda, uma harmonização regulatória dos níveis mínimos de qualidade, tendo também por base os indicadores do objetivo "adequação da interface com o utilizador", previstos no sistema de avaliação da qualidade do serviço da ERSAR. 2020-07-29T23:00:00Z