Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

A qualidade da água e os microplásticos

2020.01.03

A+ A-

A Organização Mundial da Saúde recomenda mais investigação sobre as consequências para a saúde humana da presença de microplásticos na água.

​O controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano efetuado em Portugal no âmbito do quadro regulamentar em vigor tem demonstrado de forma consistente a segurança da água da torneira relativamente à proteção da saúde humana.

Contudo, a evolução tecnológica e do conhecimento científico determina que os diferentes agentes envolvidos neste setor sejam capazes de acompanhar estes progressos e manter a segurança da água da torneira caso sejam identificadas situações que não estão atualmente previstas no quadro regulamentar já citado.


Uma destas situações é a presença de microplásticos na água pelo que a Organização Mundial da Saúde preparou uma avaliação do seu impacto no ambiente e na proteção da saúde humana.
Esta avaliação, que pode ser consultada em WHO - World Health Organization , determinou as seguintes conclusões:


1. A informação que atualmente existe parece indicar que a presença de microplásticos na água para consumo humano não constitui um risco significativo para a proteção da saúde humana nas concentrações que têm sido medidas.


2. O conhecimento atual é limitado, pelo que é necessária mais investigação nesta área, sem prejuízo de continuarem a serem desenvolvidos os esforços necessários para parar a poluição ambiental por plásticos.


3. É fundamental que se desenvolvam metodologias analíticas para melhor determinação das quantidades de microplásticos na água, que se estudem mais as origens da presença destes compostos na água para eventual mitigação ou eliminação e que se avalie a eficácia de remoção dos microplásticos com as atuais operações de tratamento da água e da água residual.


Finalmente, a Organização Mundial da Saúde recomenda que as entidades gestoras e os reguladores mantenham a sua atenção prioritariamente nos microrganismos patogénicos e nos compostos químicos que sabemos serem um risco para a proteção da saúde humana, dado que as atuais operações de tratamento de água e água residual parecem reduzir significativamente a presença de microplásticos na água.


Em resumo, a mensagem desta organização internacional de referência é para não desviarmos a atenção do que já sabemos ser relevante controlar, sem prejuízo de evoluirmos no conhecimento destas novas realidades.

 

 

Lei n.º 7/2020 - proibição da suspensão do fornecimento de serviços essenciaishttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Lei-7-2020-proibicao-da-suspensao-do-fornecimento-de-servicos-essenciais.aspxLei n.º 7/2020 - proibição da suspensão do fornecimento de serviços essenciaisA Lei n.º 7/2020 - Diário da República n.º 71-A/2020, Série I de 10 de abril de 2020, estabelece regimes excecionais e temporários de resposta à epidemia SARS-CoV-2 (Covid-19), e procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 10-I/2020, de 26 de março, e à quarta alteração à Lei n.º 27/2007, de 30 de julho.2020-04-20T23:00:00Z
COVID-19 - Informação Relevante e Perguntas Frequenteshttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/Perguntas-Frequentes-Informação-COVID-190420-3045.aspxCOVID-19 - Informação Relevante e Perguntas FrequentesEncontre neste página dedicada à pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), orientações e recomendações, síntese da legislação relevante e respostas a Perguntas Frequentes (FAQ's).2020-04-20T23:00:00Z
ERSAR lança estágios profissionaishttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/ERSAR-estagios-profissionais.aspxERSAR lança estágios profissionaisO programa de estágios destina-se a proporcionar formação prática aos estagiários, em contexto de trabalho, de forma a complementar e aperfeiçoar as suas competências.2020-06-30T23:00:00Z
O COVID-19 e o fornecimento de água segura na torneirahttp://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/O-COVID19-e-o-fornecimento-de-água-segura-na-torneira.aspxO COVID-19 e o fornecimento de água segura na torneiraA Organização Mundial da Saúde refere que não há evidências da presença do COVID-19 nos sistemas de abastecimento de água.2020-03-13T00:00:00Z