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IRAR desenvolve estudo sobre a qualidade dos serviços de águas e resíduos

2007.04.20

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Estas actividades de abastecimento público de água às populações, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos sólidos urbanos constituem serviços públicos  de  carácter  estrutural,  essenciais  ao  bem-estar  geral,  à  saúde  pública  e  à segurança colectiva das populações, às actividades económicas e à protecção do ambiente. E estes serviços devem pautar-se por princípios de universalidade no acesso, de continuidade e qualidade de serviço, e de eficiência e equidade dos preços.
A regulação exercida pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) deve ter como principal objectivo a protecção dos interesses dos utilizadores, através da promoção da qualidade de serviço prestado pelas entidades gestoras e da garantia do equilíbrio dos tarifários praticados. No entanto, deve fazê-lo tendo em conta a salvaguarda da viabilidade económica e dos legítimos interesses das entidades gestoras, assegurando a sustentabilidade do serviço no médio e longo prazo, e considerando ainda a salvaguarda do restante sector económico através do reforço do tecido empresarial e da contribuição para a sustentabilidade ambiental.
Com o objectivo de avaliar a percepção dos utilizadores sobre a qualidade dos serviços de águas e resíduos e a sua disponibilidade para pagar por melhorias aos serviços, o IRAR encomendou a uma empresa de estudos de mercado a realização de um inquérito à escala nacional. Os resultados permitirão obter uma melhor compreensão sobre a avaliação que o cidadão faz da qualidade do serviço que lhe é actualmente proporcionado pelas entidades gestoras e sobre o respectivo custo, e assim sustentar melhor as intervenções regulatórias neste sector.
Este inquérito tem vindo a decorrer durante o presente mês de Abril de 2007, através da realização de entrevistas presenciais em todo o país, prevendo-se para o próximo mês a divulgação dos resultados no sítio de Internet do IRAR (www.irar.pt).