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Excelente qualidade da água da rede pública em Portugal em 2017

2018.09.28

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​O relatório atual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano", publicado pela ERSAR no âmbito do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (Volume 2), confirma que a água para consumo humano em Portugal continental apresenta uma excelente qualidade.

De facto, Portugal mantém o nível de excelência com o indicador de água segura, na ordem dos 99%, podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança.

A análise dos dados deste relatório permitiu retirar um conjunto de conclusões que ajudam a caraterizar a situação no País no ano transato e em relação aos anos anteriores.

A percentagem de água segura, um indicador que resulta do produto da percentagem de cumprimento da frequência de amostragem pela percentagem de cumprimento dos valores paramétricos fixados na legislação tem vindo a crescer de uma forma contínua, passando de 50% em 1993 para 98,72% em 2017, tal como se ilustra no gráfico abaixo.


Figura 1. Evolução do indicador água segura entre 1993 e 2017


Refira-se que o nível de excelência que se atingiu na qualidade da água é sustentado por um acompanhamento rigoroso da aplicação da legislação pelos diferentes atores no processo (ERSAR, entidades gestoras, autoridades de saúde e laboratórios), traduzido na crescente melhoria da fiabilidade dos resultados analíticos.

Foram realizadas, na torneira do consumidor, a quase totalidade das análises impostas pela legislação, atingindo-se uma percentagem da frequência de amostragem de 99,90%, que corresponde a apenas 513 análises por realizar, em mais de meio milhão de análises obrigatórias.

Nas 391.850 análises realizadas em 2017, aos parâmetros com valor paramétrico fixado na legislação, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos atingiu o valor de 98,82%. Em 1,18% das análises realizadas, os parâmetros que evidenciam maior número de incumprimento dos valores paramétricos são o pH, devido às caraterísticas hidrogeológicas das origens de água, e os microbiológicos, por ineficiência da desinfeção, tendo no caso do pH ocorrido uma ligeira melhoria, quando comparado com o ano 2016.

É importante salientar que, nas situações de incumprimento, as entidades gestoras, em articulação com as autoridades de saúde e a ERSAR, tomaram as medidas adequadas para garantir a proteção da saúde humana, sempre que tal se tenha justificado.

As 10 entidades gestoras em alta (venda de água a municípios) continuam a revelar globalmente resultados acima da meta de 99%, apresentando o indicador água segura o valor de 99,77% em 2017.

O desempenho das entidades gestoras em baixa (serviço direto ao consumidor) continua a refletir as assimetrias regionais. Com efeito, continua a ser no interior, com maiores carências de recursos humanos, técnicos e financeiros, que se concentram os incumprimentos ocorridos, verificando-se que 89,54% dos incumprimentos ocorreram nas pequenas zonas de abastecimento, que servem menos de 5 mil habitantes (e que correspondem a apenas 13% da população).

No ano de 2017, a ERSAR realizou 70 ações de fiscalização para verificar o cumprimento dos requisitos legais do regime da qualidade da água para consumo humano. Do total das ações de fiscalização, cerca de 70% foram realizadas nas regiões Norte e Centro, onde ainda persistem alguns problemas pontuais de qualidade da água, geralmente em pequenas zonas de abastecimento, conforme referido acima.

Os processos de contraordenação instruídos incidiram, essencialmente, no incumprimento de prazos administrativos relativamente à comunicação de incumprimentos à ERSAR e/ou às autoridades de saúde.

O relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano" referente ao ano de 2017, bem como informação mais detalhada por município e por zona de abastecimento, estão disponíveis em www.ersar.pt.

 

 

Excelente qualidade da água da rede pública em Portugal em 2017http://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-notas-a-imprensa/Paginas/Excelente-qualidade-da-agua-da-rede-publica-em-Portugal-em-2017.aspxExcelente qualidade da água da rede pública em Portugal em 20172018-09-27T23:00:00Z
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