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Excelente qualidade da água da rede pública em 2018

2019.09.30

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O Volume 2 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal publicado este mês pela ERSAR, relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, confirma que a água para consumo humano em Portugal continental apresenta uma excelente qualidade na torneira dos consumidores.
De facto, Portugal mantém o nível de excelência com o indicador de água segura na ordem dos 99 %, podendo garantir-se à população que pode beber água da torneira com confiança.
A análise dos dados deste relatório permitiu retirar um conjunto de conclusões que ajudam a caracterizar a situação no País no ano transato e a evolução em relação aos anos anteriores.
A água segura, um indicador que resulta do produto da percentagem de cumprimento da frequência de amostragem pela percentagem de cumprimento dos valores paramétricos fixados na legislação, evoluiu de forma muito significativa, passando de 50 % em 1993 para 99 % (98,63 %) em 2018, mantendo-se neste patamar desde 2015, tal como se ilustra no gráfico abaixo.


Figura 1. Evolução do indicador água segura entre 1993 e 2018

Da análise da distribuição geográfica da percentagem de água segura em 2018, conclui-se que a esmagadora maioria dos concelhos apresenta percentagens iguais ou superiores à meta preconizada no PENSAAR 2020.
Destaca-se que o ano de 2018 foi o primeiro em que todos os resultados globais por concelho relativos a redes de distribuição apresentaram valores de água segura superiores a 95 %, uma vez que o único concelho que apresenta um indicador de água segura inferior a 95 % é referente ao controle de fontanários que são origem única de água para consumo humano.
Este nível de excelência na qualidade da água em Portugal continental, é sustentado por um acompanhamento rigoroso da aplicação da legislação pelos diferentes atores no processo (ERSAR, entidades gestoras, autoridades de saúde e laboratórios), traduzido na crescente melhoria da fiabilidade dos resultados analíticos.
Foram realizadas, na torneira do consumidor, a quase totalidade das análises impostas pela legislação atingindo-se uma percentagem da frequência de amostragem de 99,97 %, que corresponde a apenas 173 análises por realizar, em mais de meio milhão de análises obrigatórias.
Nas 387 843 análises realizadas em 2018 aos parâmetros com valor paramétrico fixado na legislação, a percentagem de cumprimento foi de 98,66 %, devendo-se a maioria dos incumprimentos dos valores paramétricos ao pH, devido às características hidrogeológicas das origens de água, e aos parâmetros microbiológicos, por ineficiência da desinfeção.
É importante salientar que, nas situações de incumprimento, as entidades gestoras, em articulação com as autoridades de saúde e a ERSAR, tomaram as medidas adequadas para garantir a proteção da saúde humana, sempre que tal se tenha justificado.
As dez entidades gestoras em alta (venda de água a municípios) continuam a revelar globalmente resultados acima da meta de 99 %, apresentando o indicador água segura o valor de 99,70 % em 2018.
O desempenho das entidades gestoras em baixa (serviço direto ao consumidor) continua a refletir as assimetrias regionais. Com efeito, continua a ser no interior, com maiores carências de recursos humanos, técnicos e financeiros e nas pequenas zonas de abastecimento (que servem menos de 5 mil habitantes e que correspondem a apenas 13 % da população), que se concentram os incumprimentos ocorridos.
O relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano" referente ao ano de 2018, bem como a informação mais detalhada por município e por zona de abastecimento, estão disponíveis em www.ersar.pt.
Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos
Rua Tomás da Fonseca, Torre G – 8.º
1600-209 LISBOA, PORTUGAL
T. +351 210 052 200 - F. +351 210 052 259
www.ersar.pt

 

 

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