Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

ERSAR atribui prémios de qualidade dos serviços de águas 2014

2014.11.20

A+ A-

Numa iniciativa conjunta da ERSAR e do jornal Água&Ambiente, com a colaboração de reconhecidas associações técnico-científicas (APDA, APESB, APRH) e de um centro de investigação de referência (LNEC), foram atribuídos ontem, dia 19 de novembro, na 9.ª Expo Conferência da Água, que decorreu no LNEC, os Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas
2014.
A ERSAR considera muito positivo o crescente interesse que os Prémios de Qualidade do Serviço têm despertado nas entidades gestoras, cumprindo-se deste modo o objetivo de promover a melhoria dos serviços de águas e resíduos em Portugal.
O júri decidiu no corrente ano atribuir prémios às seguintes entidades gestoras:
Águas de Coimbra - prémio no tema “Qualidade de serviço de abastecimento público de
água”
A Águas de Coimbra foi premiada por, além de cumprir os critérios definidos no regulamento de atribuição do correspondente selo de qualidade do serviço, apresentar desempenho bom nos indicadores relativos à adequação da interface com o utilizador e desempenho bom ou mediano nos indicadores relativos à sustentabilidade ambiental e à sustentabilidade da gestão do serviço. Destaca-se também o facto de esta entidade apresentar um Índice de Conhecimento Infraestrutural e de Gestão Patrimonial de 91 (em 100) e uma boa qualidade da informação fornecida no âmbito das auditorias da qualidade do serviço, sendo certificada no sistema de gestão de qualidade. Salienta-se ainda o facto de esta entidade operar uma vasta rede de distribuição de água, com cerca de 1200 km de condutas, que permite o abastecimento anual de cerca de 10 milhões de m3 de água aos utilizadores finais.
Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo - prémio no tema
“Qualidade de serviço de saneamento de águas residuais urbanas”
Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo foram premiados por apresentarem desempenho bom ou mediano nos indicadores relativos à adequação da interface com o utilizador, assim como nos indicadores de cobertura dos gastos totais, reabilitação de coletores, ocorrência de colapsos estruturais de coletores e adequação dos recursos humanos relativos à sustentabilidade de gestão do serviço, além de desempenho bom nos indicadores relativos à sustentabilidade ambiental. Destaca-se ainda o facto de esta entidade apresentar um Índice de Conhecimento Infraestrutural e de Gestão Patrimonial de 100 (em 100) e uma boa qualidade da informação fornecida no âmbito das auditorias da qualidade do serviço, sendo certificada no sistema de gestão ambiental, no sistema de gestão da qualidade e no sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho. Salienta-se ainda o facto de esta entidade operar uma rede de recolha e de drenagem com cerca de 470 km de coletores que permite o encaminhamento para tratamento de cerca de três milhões de m3 de águas residuais por ano.
Águas do Centro - prémio de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”
A Águas do Centro foi premiada por fornecer água para consumo humano de qualidade exemplar numa vasta área, que se estende desde a fronteira com Espanha até ao rio Nabão. Este sistema multimunicipal, representa uma grande realização no setor ambiental no centro do País, de forma a cumprir com os objetivos dos Planos da Bacia Hidrográfica para a qualidade das linhas de água da
região. O sistema abrange, na componente designada “em alta”, 17 municípios (Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova,  Mação,  Oleiros,  Pampilhosa  da  Serra,  Pedrógão  Grande,  Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Ródão) e alguns aglomerados do sul do concelho do Fundão. Em 2013 a empresa possuía 74 pontos de entrega distribuídos pelos municípios  referidos  atrás.  A  empresa  definiu  e  aplicou  o  Sistema  de  Responsabilidade Empresarial, que é mantido e melhorado desde 2012, de acordo com as cláusulas da Norma NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001, OHSAS e requisitos legais e regulamentares aplicáveis. A Águas do Centro encontra-se a finalizar o Plano de Segurança da Água, prevendo-se que seja implementado até ao final do ano.