Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Formação ERSAR

A+ A-

A ERSAR promove regularmente ações de formação que visam contribuir para a melhoria da capacitação técnica das entidades gestoras dos serviços de águas e resíduos. Anualmente, cerca de 400 técnicos das entidades gestoras participam nas ações de formação da ERSAR. Nesta página está disponível informação sobre ações de formação on-line e presencial.

FORMAÇÃO ON-LINE

Acções de Formação em Avaliação da Qualidade do Serviço (AQS) - Alta e Baixa

É uma das atribuições da ERSAR, a realização de ações de formação que visam contribuir para a melhoria da capacitação técnica das entidades gestoras dos serviços de águas e resíduos.

No que respeita à Avaliação da Qualidade do Serviço, para além da disponibilização do guia técnico de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos e dos ficheiros de apoio ao reporte de dados atualizados, a ERSAR promove ações de esclarecimento, onde transmite as alterações implementadas no sistema de avaliação no ano em questão (novos dados, indicadores, definições, etc) e esclarece as questões colocadas pelas entidades gestoras, havendo a oportunidade para se debaterem aspetos práticos que decorram do preenchimento dos dados necessários para o cálculo dos indicadores de desempenho, bem como dos ficheiros de apoio, facultados em formato Excel no Portal ERSAR.

Considerando que o reporte da informação pelas entidades gestoras está bastante bem consolidado, este ano optou-se por apostar num novo formato, com vantagens em relação às ações presenciais: o formato webinar, que se constitui como um seminário online em vídeo, gravado previamente e transmitido em horário pré-estabelecido, ou ao vivo, o que geralmente permite a interação da audiência via chat e que pode ser gravado para disponibilização posterior.

No total, foram assim desenvolvidas quatro sessões de esclarecimento, que decorreram em dois dias - 13 de março para as entidades gestoras em Alta e 3 de abril para as entidades gestoras em Baixa -, divididos em duas sessões cada: uma sessão da parte da manhã, dirigida às entidades gestoras com serviços de abastecimento e saneamento e uma sessão da parte da tarde, dirigida para as entidades gestoras de serviços de gestão de resíduos.

Consulte os quatro vídeos:



Reporte de contas anual à ERSAR por parte das entidades gestoras de sistemas municipais

 


FORMAÇÃO PRESENCIAL

Ações de formação para apoio ao reporte de contas e avaliação da qualidade do serviço – 3.ª geração de indicadores da qualidade do serviço (abril de 2017)


Seminário Águas & Resíduos (novembro de 2016)