Este sítio utiliza cookies para assegurar uma melhor experiência de utilização. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.

PT EN

Controlo da Qualidade da Água

A+ A-

A ERSAR é a autoridade competente para a qualidade da água destinada ao consumo humano, ou seja, é responsável por garantir o cumprimento da legislação respetiva para que a qualidade da água seja a mais adequada na torneira dos consumidores.


A ERSAR procede anualmente à aprovação dos programas de controlo da qualidade da água que cada entidade gestora está obrigada a elaborar, controla a fiabilidade dos resultados laboratoriais em coordenação com o Instituto Português da Acreditação (IPAC) e fiscaliza as entidades gestoras dos sistemas públicos de abastecimento para verificar se todos os requisitos da legislação são cumpridos.

A ERSAR ainda se articula com as autoridades de saúde na resolução dos problemas de qualidade da água que eventualmente surjam.

Em Portugal tem-se verificado uma evolução muito positiva, quer quanto à qualidade da água distribuída, quer quanto à realização do número de análises obrigatórias para o seu controlo. Com efeito, os últimos dados nacionais conhecidos não deixam quaisquer dúvidas sobre este assunto, evidenciando uma clara melhoria no controlo da qualidade da água na última década.

Esta situação requer, no entanto, um investimento adicional em ações e medidas que permitirão atingir a meta de 99% para o indicador Água Segura (água controlada e de boa qualidade), correspondente a 100% de análises realizadas e 99% de cumprimento dos valores paramétricos especificados na legislação. No gráfico abaixo pode visualizar a evolução do indicador de água segura em Portugal Continental.
Evolução da Qualidade da Água 2016.png

Através do menu lateral pode consultar informação detalhada sobre o processo de aprovação dos Programas de Controlo da Qualidade da Água, aceder à lista de laboratórios considerados aptos para o controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano e obter informação sobre a recente metodologia de prevenção da qualidade da água, que passa pela avaliação e gestão do risco.